Rio de Janeiro, 19 de Abril de 2024


Artigos

Acima da Constituição , das Leis e da Justiça

Na França Luiz IVX, na História conhecido com o Rei Sol , construtor do rico Palácio de Versailles, certa feita afirmou que "Le etat c"est moi". Não causou , com tal afirmativa, qualquer surpresa ou protestos dos seus submissos súditos - afinal estávamos na época do Absolutismo em que o Poder dos reis a nada se submetia. Tal situação, reafirmada por seus sucessores causou a Revolução francesa e...
Autor: Desembargador Gama Malcher
Sem comentários

Os Tribunais, o Lobby e o Apartheid

Ultimamente o mundo jurídico ficou alarmado com farto noticiário a respeito da existência da exploração de prestígio por parte de algumas pessoas,e até mesmo de Magistrados que seriam integrantes de Tribunais estaduais e federais, de segundo grau ou Superiores da União, aposentados ou em atividade, sempre em benefício do interesse de partes de processos, atividade que se exerceria mediante...
Autor: Desembargador Gama Malcher
Sem comentários

O Decreto

A Nação Brasileira foi surpreendida, às vésperas do apagar das luzes o final do ano de 2009, com a publicação de um "Decreto" cujos termos se afirma agora terem sido objeto de discussão em diversos Congressos que teriam sido realizados país afora e que refletiria compromissos assumidos por meios de Tratados e Convenções internacionais visando a garantia de DIREITOS HUMANOS.
Autor: Desembargador Gama Malcher
Sem comentários

A Execução da Pena e as Reações da Sociedade

A sociedade reage quando um condenado por crime que tenha sensibilizado a todos ela sua brutalidade, depois de cumprir uma parte da pena recebe por parte dos juízes uma medida que lhe permite cumprir a condenação em regime semi-aberto ou aberto.Isto sucedeu diante de um "serial Killer" em Goiás.
Autor: Desembargador Gama Malcher
Sem comentários

A justiça não é morosa

Uma das discussões mais acirradas seja no Poder Judiciário ou pelos que necessitam da prestação jurisdicional é certamente acerca da demora na justiça. Nos noticiários cotidianamente nos deparamos com processos que tramitam há mais de 20, 30 até 40 anos sem uma solução e isso somente nos leva a crer que a justiça parece morosa, o que de fato não é verdade.
Autor: Autor do Artigo
Sem comentários

Processo e hermenêutica na tutela penal dos direitos fundamentais

O processo penal brasileiro que sempre foi estudado como um meio para obtenção da justa e correta aplicação do direito material em litígio, inicia o novo século XXI com a pretensão e convicção de que não é mais possível desenvolver qualquer pesquisa dogmática diferente do conteúdo constitucional.
Autor: José Sandro Figueiredo Lira
Sem comentários


Páginas 1 2 3

Notícias em Destaque

Glossário Jurídico Gama Malcher

Consulte nosso glossário jurídico.

São 424 verbetes cadastrados.

Visite Também

Conheça nossos canais



Copyright © Gama Malcher Consultores Associados. Todos os Direitos Reservados