Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024


Notícias

10 de Junho de 2013 - Por: Migalhas

Informações sigilosas não devem ser arquivadas em pasta à parte dos autos


A 1ª Seção do STJ determinou que informações sigilosas não devem ser arquivadas em pasta à parte dos autos. Segundo a decisão, que uniformiza jurisprudência sobre o tema, "as informações sigilosas das partes devem ser juntadas aos autos do processo que correrá em segredo de justiça, não sendo admitido o arquivamento em apartado".

O entendimento se deu em recurso interposto pela Fazenda Nacional contra acórdão que manteve o arquivamento de informações sigilosas em pasta própria, a fim de preservar os dados obtidos por meio do sistema Bacen Jud.


Segundo a recorrente, a medida fazia com que procuradores tivessem que se deslocar fisicamente aos cartórios sempre que houvesse informações sobre penhoras on-line via Bacen-Jud, o que é "impraticável diante da realidade de Procuradores que devem atender simultaneamente a várias subseções no interior do Estado".


Ao analisar a ação, o ministro Mauro Campbell Marques, relator, afastou a ocorrência de ofensa ao CPC, alegada pela Fazenda Nacional, pois o Poder Judiciário "não está obrigado a emitir expresso juízo de valor a respeito de todas as teses e artigos de lei invocados pelas partes". Afirmou, contudo, que não existe nenhuma previsão para que se crie pasta própria fora dos autos para o arquivamento de documentos submetidos a sigilo.


Segundo voto do relator, seguido por unanimidade, nos casos em que o interesse público justificar, "cabe ao magistrado limitar às partes o acesso aos autos passando o feito a tramitar em segredo de justiça, na forma do art. 155, I, do CPC". Acordou-se, então, pelo parcial provimento ao recurso.


 


 


 



Confira a íntegra do acórdão.

Por: Migalhas


Deixe seu comentário





Artigos em Destaque

  • 10 de Maio de 2017

    O STF e a Especialização na Universidade Pública

    Escritório atuou em Amicus Curiae decisivo na garantia do direito de cobrança de Pós-Graduações Lato Sensu pelas Universidades Públicas

    Autor: José de Menezes...
    Sem comentários

  • 28 de Maio de 2013

    A União Civil Homoafetiva e a Constituição

    A sociedade vem há tempos discutindo e buscando soluções para garantir os direitos de pessoas do mesmo sexo, que convivem como se casados fossem, chegando ao ponto de, recentemente, terem visto tal...

    Autor: Des. Gama Malcher
    Sem comentários

  • 13 de Maio de 2013

    A Isenção do Imposto de Renda e a Humilhação do Aposentado Doente

    A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às...

    Autor: José da Gama...
    Sem comentários

Glossário Jurídico Gama Malcher

Consulte nosso glossário jurídico.

São 424 verbetes cadastrados.

Visite Também

Conheça nossos canais



Copyright © Gama Malcher Consultores Associados. Todos os Direitos Reservados