Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024


Notícias

14 de Fevereiro de 2012 - Por: Migalhas

Frente define estratégia para Congresso aprovar novos TRFs


A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Tribunais Regionais Federais do AM, da BA, de MG e do PR pretende alterar o texto da PEC 544/02, que prevê a instalação dos quatro TRFs simultaneamente, com o intuito de convencer Congresso e governo da necessidade dos tribunais. O governo resiste à ideia em decorrência do aumento de gastos.

"Quando chegar ao Senado, será apresentada uma emenda supressiva. Assim, tornamos a PEC mais leve do ponto de vista orçamentário", disse o deputado Amauri Teixeira (PT/BA), coordenador da frente. Segundo ele, a mudança será possível porque há um consenso de que a implantação simultânea não é necessária.


"Não é preciso nem implantar um tribunal a cada ano. Podemos dialogar com o Executivo. Estamos dispostos a abrir mão da implantação imediata, mas que seja garantida a implantação num prazo razoável", continuou.


Segundo o coordenador da frente, os novos TRFs vão desafogar outros tribunais, barateando o custo dos processos e tornando os julgamentos mais rápidos e justos. Teixeira ressaltou ainda que a JF no Brasil é superavitária, uma vez que a arrecadação com custas judiciais é mais do que suficiente para mantê-la.


Atualmente, a JF conta com cinco tribunais regionais, que atendem todos os Estados. Eles estão localizados em Brasília (1ª região), Rio (2ª), SP (3ª), Porto Alegre (4ª) e Recife (5ª). O TRF da 1ª região, por exemplo, abrange 14 Estados.


A PEC já teve sua constitucionalidade aprovada na CCJ. Atualmente está pronta para inclusão na pauta do Plenário da Câmara.


_________



As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do ­ 3º do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte Emenda ao texto constitucional:


Cria os Tribunais Regionais Federais da 6ª, 7ª, 8ª e 9ª Regiões.


Art. 1º O art. 27 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias - ADCT é acrescido dos seguintes ­­ 11 e 12:



?Art.27. ................................................



­ 11. São criados, ainda, os seguintes Tribunais Regionais Federais: o da 6ª Região, com sede em Curitiba, Estado do Paraná, e jurisdição nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul; o da 7ª Região, com sede em Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, e jurisdição no Estado de Minas Gerais; o da 8ª Região, com sede em Salvador, Estado da Bahia, e jurisdição nos Estados da Bahia e Sergipe; e o da 9ª Região, com sede em Manaus, Estado do Amazonas, e jurisdição nos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.


­ 12. Os Tribunais, a que se refere o ­ 11, deverão ser instalados no prazo de 6 (seis) meses, a contar da promulgação desta Emenda Constitucional, observado, quanto à sua composição, o estabelecido nos incisos I e II do art. 107 da Constituição Federal.? (NR)



Art. 2º Esta Emenda Constitucional entra em vigor na data de sua promulgação.


Senado Federal, em de maio de 2002


Senador Ramez Tebet


Presidente do Senado Federal



 


Esta matéria foi colocada no ar originalmente em 14 de fevereiro de 2012.
ISSN 1983-392X


Fonte: Migalhas - www.migalhas.com.br

Por: Migalhas


Deixe seu comentário





Artigos em Destaque

  • 10 de Maio de 2017

    O STF e a Especialização na Universidade Pública

    Escritório atuou em Amicus Curiae decisivo na garantia do direito de cobrança de Pós-Graduações Lato Sensu pelas Universidades Públicas

    Autor: José de Menezes...
    Sem comentários

  • 28 de Maio de 2013

    A União Civil Homoafetiva e a Constituição

    A sociedade vem há tempos discutindo e buscando soluções para garantir os direitos de pessoas do mesmo sexo, que convivem como se casados fossem, chegando ao ponto de, recentemente, terem visto tal...

    Autor: Des. Gama Malcher
    Sem comentários

  • 13 de Maio de 2013

    A Isenção do Imposto de Renda e a Humilhação do Aposentado Doente

    A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às...

    Autor: José da Gama...
    Sem comentários

Glossário Jurídico Gama Malcher

Consulte nosso glossário jurídico.

São 424 verbetes cadastrados.

Visite Também

Conheça nossos canais



Copyright © Gama Malcher Consultores Associados. Todos os Direitos Reservados