Rio de Janeiro, 27 de Novembro de 2021


Notícias

07 de Janeiro de 2013 - Por: Migalhas

Projeto impõe legislação eleitoral para pleitos da OAB


Em tramite na Câmara, o PL 4174/12 provém as mesmas regras da legislação eleitoral vigente para as eleições de integrantes de todos os órgãos da OAB. De acordo com o texto, de autoria do deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ), passa a valer também para esses pleitos, por exemplo, as determinações da lei ficha limpa (LC 135/10).

Entre outros pontos, a legislação prevê que são inelegíveis por oito anos candidatos com processo julgado procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, por abuso de poder econômico ou político.


Condenados em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, por crimes contra a economia popular, a administração pública ou o meio ambiente, entre uma série de outras infrações também ficam inelegíveis por igual período.


O projeto prevê que a eleição para a OAB estará sujeita à lei de Inelegibilidade (LC 64/90). Atualmente, o Estatuto da OAB (lei 8.906/94) não impõe restrições a candidatos a seus órgãos. No entanto, na opinião do deputado Eduardo Cunha, "por se tratar de entidade sui generis", com status de autarquia sob regime especial, o conselho deve obedecer, na eleição de seus membros, às mesmas restrições impostas ao Parlamento?.


O projeto tramita apensado ao PL 804/07, do deputado Lincoln Portela (PR/MG), que institui a eleição direta e o voto secreto para a Diretoria do Conselho Federal da OAB, com a participação de todos os advogados inscritos na Ordem. Junto com mais duas proposições, os projetos serão analisados pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.


Veja abaixo a íntegra do PL.


_______



PROJETO DE LEI Nº /2012


(Do Senhor EDUARDO CUNHA)


Altera a Lei nº Lei nº 8.906, de 04 de julho de 1994, que ?dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)?.


O Congresso Nacional decreta:


Art.1º Dê-se ao art. 63 da Lei nº 8.906, de 04 de julho de 1994, a seguinte redação:



?Art. 63 ........................................


­ 1º A eleição, na forma e segundo os critérios e procedimentos estabelecidos no regulamento geral, é de comparecimento obrigatório para todos os advogados inscritos na OAB e, obrigatoriamente, deverá obedecer ao disposto na Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990 e Lei Complementar nº 135, de 4 de junho de 2010.


Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.



JUSTIFICAÇÃO


Por se tratar de entidade "sui generis", que presta um serviço público independente, com status de autarquia sob regime especial, porém sem ter tal classificação, este conselho profissional deve obedecer, na eleição de seus membros, às mesmas restrições impostas ao Parlamento, adotando o novo rito estabelecido pela Lei Complementar nº 135, de 4 de junho de 2010, "Lei da Ficha Limpa".


Por tudo isso, conto com o apoio dos meus pares para a aprovação deste Projeto.


Sala das Sessões, em


Deputado EDUARDO CUNHA


Por: Migalhas


Deixe seu comentário





Artigos em Destaque

  • 10 de Maio de 2017

    O STF e a Especialização na Universidade Pública

    Escritório atuou em Amicus Curiae decisivo na garantia do direito de cobrança de Pós-Graduações Lato Sensu pelas Universidades Públicas

    Autor: José de Menezes...
    Sem comentários

  • 28 de Maio de 2013

    A União Civil Homoafetiva e a Constituição

    A sociedade vem há tempos discutindo e buscando soluções para garantir os direitos de pessoas do mesmo sexo, que convivem como se casados fossem, chegando ao ponto de, recentemente, terem visto tal...

    Autor: Des. Gama Malcher
    Sem comentários

  • 13 de Maio de 2013

    A Isenção do Imposto de Renda e a Humilhação do Aposentado Doente

    A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às...

    Autor: José da Gama...
    Sem comentários

Glossário Jurídico Gama Malcher

Consulte nosso glossário jurídico.

São 424 verbetes cadastrados.

Visite Também

Conheça nossos canais



Copyright © Gama Malcher Consultores Associados. Todos os Direitos Reservados